Ícone do site Alberto Okada Cirurgia Plástica

Câncer de Mama – Qual a Incidência? Devo fazer Exames?

cancer-de-mama-o-que-e-incidencia-e-quais-sao-os-tratamentos

Alguns sinais do Câncer de Mama podem se manifestar no corpo, como coceiras, endurecimento, feridas, vermelhidão, caroço nas axilas ou nas mamas. É necessário ficar sempre atenta a qualquer anormalidade.

Qual é a Incidência do Câncer de Mama?

É uma doença com incidência muito alta. Na população brasileira, temos a incidência de 1 pra 10 mulheres que desenvolverão essa doença ao longo da vida. Infelizmente, o câncer de mama é agressivo e bastante prevalente na população. Em 2020, tivemos 66 mil novos casos no Brasil e quase 20 mil óbitos em função da condição.

É válido salientar que é necessário realizar exames para detecção precoce, como o ultrassom de mama e a mamografia.

Com Qual Idade Deve-se Iniciar a Realização dos Exames?

Temos guide lines que preconizam iniciar a mamografia anualmente com 40 anos, outros com 35 anos. Quando pensamos em tratamento populacional, seguimos estes guide lines. Minha indicação é com 30 anos.

Fiz o Exame de Câncer de Mama Ano Passado, Preciso Realizar de Novo?

Sim, precisa.

Realizando os exames anualmente, é possível identificar pequenas alterações que sugerem uma chance maior ou menor de ter câncer naquela região, identificando antes mesmo da aparição de nódulos, dando à paciente pelo menos 90% de chance de cura. A identificação na fase inicial é fundamental para o sucesso do tratamento.

E o Autoexame?

O autoexame NÃO substitui os exames clínicos, mas pode auxiliar, sim, na detecção do Câncer de Mama, além de auxiliar no autoconhecimento, fazendo com que a paciente perceba qualquer alteração na região. A prática é recomendada para mulheres acima dos 20 anos.

Passo a passo do Autoexame de Mama:

Em pé, levante o braço e deixe-o apoiando na cabeça. Estique a mão direita e examine a mama esquerda, fazendo movimentos circulares de cima para baixo. Repita estes passos na mama direita.

A atenção minuciosa com o seu corpo pode salvar sua vida. Se cuide!

Dr. Alberto Okada – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sair da versão mobile