A região dos olhos é uma das primeiras a evidenciar o envelhecimento. A junção de pele e gordura das pálpebras pode impactar na estética e no funcional do paciente.

Os olhos podem transformar a aparência de uma pessoa, deixando-a mais cansada ou mais acordada, o que também acaba por impactar na harmonização facial.

Uma alternativa para reduzir o excesso de pele e gordura das pálpebras é a Blefaroplastia. O procedimento recupera o olhar vivo do paciente.

O que é a Blefaroplastia?

A Blefaroplastia consiste na redução do excesso de pele e gordura das pálpebras inferiores e superiores, levantando-as e reduzindo, também, o excesso de flacidez.

Geralmente é procurada por pacientes que possuem mais de 30 anos, que é quando os sinais do envelhecimento começam a ficar mais perceptíveis.

É indicada para quem possui excesso de pele e flacidez na região das pálpebras, para quem tem ptose ou pseudoptose palpebral. Em alguns casos, pode ser realizada para remoção de xantelasmas.

Como é Realizada a Blefaroplastia?

Após aplicação da anestesia (local com sedação ou geral), é realizada a marcação do excesso de pele e gordura a ser removido e, em seguida, removido com o bisturi e feita a cauterização com bisturi elétrico. Os pontos são realizados na região exterior das pálpebras e podem ser absorvíveis ou removíveis. Alguns cirurgiões podem preferir adesivos cirúrgicos de pele.

A Blefaroplastia pode durar até 1h30.

Pós-Operatório da Cirurgia das Pálpebras

A Blefaroplastia demanda repouso de 1 semana, podendo variar conforme o grau de correção. O cirurgião poderá receitar medicamentos para controle de dores, caso houver. É comum que haja inchaço, por isso o médico poderá recomendar compressas geladas para reduzi-lo.

O paciente deve dormir de barriga para cima durante o tempo estipulado pelo cirurgião responsável. Esse período costuma durar em torno de 2 semanas.

É necessário evitar o tabaco durante 1 mês antes da cirurgia e 2 meses após a cirurgia, para que a cicatrização não seja comprometida.

É recomendado o uso de óculos escuros durante 1 mês para evitar a exposição solar.

Reduzindo o Envelhecimento dos Olhos com a Blefaroplastia

A Blefaroplastia pode ser uma alternativa desde que ela seja indicada por um cirurgião. Na consulta, serão avaliados alguns pontos para que a cirurgia seja realizada conforme a necessidade e objetivo do paciente. Para otimização de resultados, a Blefaroplastia pode ser combinada à Rinoplastia ou Lifting Facial.

É sempre válido ressaltar a importância de buscar por um cirurgião registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lembre-se de perguntar pelo histórico do médico e só passe pelo procedimento se estiver se sentindo seguro com o cirurgião escolhido.

Whatsapp