Você sabe o que é o Linfedema?

A condição trata-se do acúmulo de líquido linfático (líquido suscitado do sangue, rico em proteínas, gorduras e glóbulos brancos) abaixo da pele, no tecido adiposo. Quando os vasos linfáticos são afetados e obstruídos, há certa dificuldade na drenagem do líquido linfático, resultando em um acúmulo líquido nos tecidos e, consequentemente, no inchaço da região.

Quais Regiões Podem ser Afetadas pelo Linfedema?

É recorrente na região dos braços e das pernas, causando inchaço muito perceptível que pode estar associado à dor. O Linfedema também pode se manifestar em outras regiões como abdômen, rosto, região íntima e pescoço.⠀

Quais são as Causas?

As causas do Linfedema variam entre causas primárias e secundárias.

Em palavras exatas, podemos dizer que:

Causas Primárias: o sistema linfático subdesenvolveu em excesso;

Causas Secundárias: o sistema linfático sofreu um bloqueio.

Entre as causas primárias, podemos mencionar problemas congênitos (desde o nascimento) nos vasos linfáticos, podendo começar em apenas uma perna e gradualmente afetando a outra. Um dos primeiros sinais pode ser o inchaço excessivo no pé do beb}e.

Já as secundárias trata-se de traumas e lesões. Sendo mais frequentes, ocorrem principalmente após intervenções cirúrgicas e após tratamentos do câncer. Como no caso de câncer mamário, onde o inchaço acomete os membros superiores.

Quando acomete as regiões dos membros superiores, podem estar mais relacionados ao câncer.

Quais são os Sintomas do Linfedema?

Além do inchaço, pode se manifestar em alterações da pele, como endurecimento e verrugas. A condição é causada por uma infecção que destrói os vasos linfáticos, comprometendo a drenagem (erisipela de repetição), dilatação dos vasos linfáticos (filariose), cirurgias de grande porte, doenças genéticas e radioterapia. ⠀

Quais são os Tratamentos para a Condição?

Infelizmente o Linfedema não tem cura, por isso o tratamento é contínuo. Alguns tratamentos que compõem a rotina, são: drenagem linfática manual, faixas e meias de compressão elástica ou inelástica. exercícios miolinfocinéticos e cuidados detalhados com a pele. ⠀

Para um diagnóstico seguro, consulte um profissional de confiança.⠀

Dr. Alberto Okada – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica