Você sabia que o Câncer de Mama é o segundo câncer que mais afeta as mulheres no Brasil? Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em cada 12 mulheres é afetada pela doença.

Alguns dos casos de Câncer de Mama demandam a Mastectomia, ou seja, a remoção das mamas.

A Reconstrução Mamária tem como objetivo recuperar a autoestima e qualidade de vida das mulheres Mastectomizadas, e falarei com mais detalhes sobre ela neste post.

O que é a Reconstrução Mamária?

A Reconstrução Mamária pode ser realizada em dois casos: quando apenas uma mama é removida ou em casos de remoção total.

Quando apenas uma mama é removida, a reconstrução cria a outra mama conforme a natural, deixando ambas simétricas e proporcionais.

Na remoção total, a reconstrução cria as duas mamas levando em conta a anatomia, aparência e proporção.

Possibilidades da Reconstrução Mamária

A Reconstrução pode ser realizada com prótese de silicone ou com retalhos de pele.

No caso do implante, é realizada uma incisão debaixo da pele, deixando assim as mamas com uma aparência mais natural.

Os retalhos de pele podem ser retirados da região abdominal, mas quando não há pele suficiente, podem ser retirados também das costas e pernas.

A técnica utilizada será discutida com o cirurgião.

Reconstrução Imediata x Reconstrução Tardia

A Reconstrução Mamária pode ser realizada junto ou separadamente da Mastectomia.

A Reconstrução Imediata ocorre na mesma cirurgia que a Mastectomia, já a tardia é realizada separadamente. É indicado que os procedimentos sejam realizados em apenas uma cirurgia, porém, alguns casos possuem algumas particularidades (término do tratamento do câncer, por exemplo) que acabam por tornar necessária a reconstrução tardia.

Cuidados Pós-Operatório

Após a cirurgia serão inseridos gases e fitas nas regiões das incisões, sendo recomendada também a utilização de uma bandagem elástica ou sutiã para sustentação da mama reconstruída, o que pode auxiliar na diminuição do inchaço.

Em alguns casos é necessário o uso de um dreno que é colocado sob a pele com o objetivo de eliminar excessos de sangue e fluídos para que o processo de cicatrização não seja comprometido e para que não ocorram infecções.

Além disso, alguns cuidados específicos serão recomendados, como:

  • cuidados extremamente detalhados com a higienização do local;
  • medicamentos para controle de possíveis dores e prevenção de infecções.

O tempo de recuperação pode variar de caso para caso e isso será discutido na consulta.

Recuperação da Qualidade de Vida

A Reconstrução Mamária é um procedimento delicado que engloba fatores estéticos, funcionais e emocionais, por isso deve ser realizado por um profissional com capacitação comprovada.

Pesquise bem antes de tomar sua decisão, verifique se o mesmo é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tire todas as suas dúvidas na consulta.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Whatsapp