A harmonização facial é composta por diferentes peças: nariz, olhos, boca e o restante do conjunto. Muitas vezes o nariz possui traços que incomodam esteticamente falando e é aí que a Rinoplastia pode ser uma boa opção.

Com o objetivo de refinar os traços naturais da região, o procedimento pode afinar, achatar, aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, deixando-o proporcional ao restante da face.

Como Funciona a Rinoplastia?

Podemos dividir o procedimento em uma abordagem conhecida como Rinoplastia Estruturada com 2 tipos de técnicas: a técnica aberta e técnica fechada.

Essa técnica possui a vantagem de gerar uma estruturação que molda e fortalece a nova forma do nariz. Além de melhorar a aparência, gera também benefícios funcionais.

É realizada por meio de pontos de fixação e enxertos de cartilagem que podem ser retirados da costela, orelha ou costela do paciente.

Na técnica aberta, a incisão é realizada através da columela e na região interna de ambas narinas, elevando a pele que cobre ossos nasais e a cartilagem, possibilitando o acesso para o nariz.

Já na fechada, as incisões são realizadas por dentro do nariz.

Pós-Operatório da Rinoplastia

Após a cirurgia, geralmente é inserido um tampão de gaze dentro e fora do nariz que será deixado até o 3º dia pós-operatório. É comum surgir edema e inchaço, que começarão a desaparecer a partir de 1 semana, porém o desaparecimento em totalidade ocorre somente após 6 meses à 1 ano.

Para acelerar o processo e desinchar, o cirurgião poderá recomendar algumas sessões de drenagem linfática. É válido ressaltar que este procedimento só deve ser realizado com autorização médica.

A Rinoplastia e Seus Benefícios Funcionais

A Cirurgia Plástica não se preocupa somente com a estética, mas engloba também a funcionalidade, unindo o útil ao agradável. A Rinoplastia é um dos procedimentos que possuem essa preocupação: além de dar uma nova aparência ao nariz, produz também melhora da respiração.

Em casos de pacientes com Desvio de Septo, pode ser realizada a Rinosseptoplastia, que combina a Rinoplastia com a cirurgia para desvio.

Expectativas e Escolha do Cirurgião

É importante sempre deixar claro quais são seus objetivos e expectativas para que o cirurgião possa se situar e traçar o melhor plano cirúrgico que se enquadre no seu diagnóstico.

Não esqueça de pesquisar se o mesmo é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verificar questões como histórico de Rinoplastia.

 

Whatsapp