Ritidoplastia – Rejuvenescimento a Longo Prazo

A Cirurgia Plástica dispõe de diferentes opções de procedimentos para rejuvenescimento facial: minimamente invasivos e os de médio e grande porte. Cada um indicado para resolução de um detalhe específico e, no final, a harmonização facial é alcançada.

O Rejuvenescimento Facial tem ligação com o rejuvenescimento da região do pescoço e, quando ambos são rejuvenescidos, a aparência do paciente tende a ficar bela, delicada e natural. A Ritidoplastia é uma das opções de grande porte que pode rejuvenescer tanto a área facial, quanto a do pescoço.

O que é a Ritidoplastia?

O procedimento conhecido também como Lifting Facial visa atenuar os sinais aparentes do rejuvenescimento, tratando sinais faciais como flacidez que afeta o terço médio facial, vincos mais profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo da região do nariz e perda de tônus muscular na face interiores – o que acaba por resultar na papada.

Além desses, a Ritidoplastia pode tratar sinais do envelhecimento na região da mandíbula e perda de gordura facial.

Como é Realizado o Lifting Facial?

Realizadas sob sedação intravenosa ou anestesia geral, as técnicas aplicadas no procedimento de Ritidoplastia dependerão diretamente do diagnóstico e objetivo do paciente, além da preferência do cirurgião especialista.

Podendo ser divididas em 3 tipos, as técnicas variam entre:

Lifting Tradicional: A incisão é iniciada na região do couro cabeludo, na região da têmpora seguindo em torno da orelha e finalizando na região inferior do couro cabeludo. A gordura retirada dessas partes pode ser aplicada e modelada na face, papada e pescoço. Quando necessário, uma segunda incisão pode ser realizada na região do queixo.

Lifting com Incisão Limitada: A incisão deve ser menor do que a incisão do lifting tradicional. A mesma é realizada na região da têmpora, torno da orelha e na região interna das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior.

Lifting de Pescoço: A incisão é realizada na frente do lóbulo da orelha, seguindo em torno da orelha e finalizando na parte inferior do couro cabeludo. Essa técnica abrange o tratamento da gordura acumulada na região do queixo.

A Ritidoplastia Deixa Cicatriz?

Uma das preocupações comuns sobre procedimentos de grande porte, mais invasivos, é a aparição de marcas e cicatrizes. A Ritidoplastia foi planejada de forma com que as possíveis marcas ficassem escondidas.

As técnicas são realizadas em regiões estrategicamente localizadas nas orelhas e no couro cabeludo, tornando as cicatrizes inaparentes.

Pós-Operatório da Ritidoplastia

O pós-operatório é relativamente confortável.

Nas primeiras 48 horas, o paciente pode sentir certo incômodo, que será controlado por meio de medicamentos controlados indicados pelo médico.

O inchaço consequente começará a sumir a partir do 4º dia. Dormir de cabeça para cima, não praticar exercícios por um certo período e questões como consumo de bebidas alcoólicas, nicotina e alimentação balanceada serão passadas com detalhes em avaliação pré-operatória.

Resultados da Ritidoplastia

Alinhar as expectativas às possibilidades e manter o diálogo aberto com o cirurgião são alguns dos passos para alcançar o bom resultado, que é uma via de mão dupla entre médico e paciente.

Os resultados tornam-se definitivos a partir do 6º mês, podendo variar de caso para caso. Os mesmos são duradouros.

A Ritidoplastia possibilita a melhora da autoestima e qualidade de vida do paciente, por isso preocupe-se em pesquisar um bom cirurgião, verificando sempre se o mesmo é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se possui histórico em Ritidoplastia.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Whatsapp